terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Rede de Esperança - A pluralidade em Acção

Este Blog é o ponto de partida para uma acção de inclusão conduzida numa rede de vontades e baseada nas novas tecnologias de informação e comunicação.

A tipologia dos nós (hub) da rede é:
1. Destinatári@ - Crianças até ao 13 anos residentes em territórios em risco de exclusão
2. Tutor(a) - Jovens até aos 25 anos residentes em territórios em risco de exclusão que tenham com os destinatários simultaneamente uma relação de amizade e uma proximidade física
3. Patron@ - Qualquer pessoa que esteja disposta a agir durante 11 meses , dedicando 30 minutos por semana do seu tempo e 3 Euros por dia do seu dinheiro.

A Infraestrutura usada é constitida pela Internet e as várias ferramentas de comunicação e formação de comunidades disponíveis e um computador portátil ( a adquirir no âmbito da iniciativa) por cada tandem destinatário-tutor, pressupondo que o Patron@ possui ou tem acesso a um computador

A rede estará focada num modelo de aprendizagem informal que permita aos destinatários melhorar a sua literacia e desempenho escolar, ao mesmo tempo que promove a sua criatividade e capacitação para o exercicio de uma cidadania plena.

Sem comentários: