terça-feira, 22 de janeiro de 2008

FAQ - Qual a Finalidade?

Não ficou clara a finalidade. Percebe-se que há um envolvimento conjunto, a disponibilização de uma verba e outros recursos. Mas em relação à criança, o que se pretende? É identificada uma problemática e é trabalhada. Ou é mais global? Qual é o papel da pessoa que disponibiliza os 30 minutos online?

A ideia é que a criança faça um processo de autoaprendizagem que parte dum diagnóstico empirico das suas necessidades e gostos, apoiado localmente pelo tutor(a) e catalizado pelo patron@. O sentido dessa aprendizagem é muito aberto mas tem um conjunto de exigências em termos de visibilidade: deve ser partilhado. Esta partilha faz-se não só no seio da célula base : triangulo destinatário/ tutor/ Patrono mas também no âmbito da Rede de Esperança. Esta aprendizagem está baseada em promessas pessoais. Compromissos mútuos que devem ser cumpridos. Por exemplo: a criança tem dificuldades em língua portuguesa e compromete-se a traduzir um texto de que goste da sua língua para português, ou se gosta de música a fazer uma letra em português que disponibiliza na Rede de Esperança para ser musicada por alguém que faça música. A ideia é a de que quando aprendemos alguma coisa aprendemos com o outro mas também para o outro. Existe desta maneira uma relação estreita entre aprendizagem e cidadania.

O papel das TIC aqui é fundamental porque "liberta" a criança e o Tutor dos constrangimentos do território "dá-lhe mundo". Ao mesmo tempo abre-se uma enorme quantidade de possibilidades de dar visibilidade ao que se passa nos territórios em riscos de exclusão.




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